Informação do 1° ao 4° distrito.

Hospital Municipal São José não possui mais leitos de UTI disponíveis

Os 128 leitos de unidade de tratamento intensivo do hospital já estavam ocupados na manhã do último sábado (16/05).

O Novo Hospital Municipal São José que foi inaugurado no dia 04 de maio desse ano e destina-se exclusivamente ao tratamento dos pacientes de alta complexidade que estão com a COVID-19, não possui mais leitos de tratamento intensivo disponíveis. A unidade que funciona de portas fechadas é regulada pelo sistema de regulação (SISREG) que é de responsabilidade da secretaria de estado de saúde, atendendo assim pacientes vindo de todo o estado do Rio de Janeiro.

“A oferta de médico tá muito ruim, nós estamos procurando mais médicos para contratar aqui dentro desse hospital pra completar ele cem por cento”, disse o secretário municipal de saúde de Duque de Caxias, Dr. José Carlos que também deixou um recado para a população duquecaxiense: “Essa doença não veio pra brincar, quem está achando que é brincadeira, vai perder a vida, vai perder a vida, então assim, as pessoas têm que se prevenir”, disse ele.

Novos leitos dependem de conclusão de obras

A cidade de Duque de Caxias já registra 1.155 casos confirmados da COVID-19, e somava até ontem (18/05), 148 óbitos confirmados segundo o boletim da secretaria de estado de saúde, entretanto, apesar do colapso na rede municipal, estadual e até mesmo privada na cidade, as obras para novos leitos de UTI na cidade estão atrasadas.

É o caso da segunda etapa da Policlínica Duque Caxias e de um novo andar com unidades de tratamento intensivo no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, ambas as unidades são prometidas pela Prefeitura de Duque de Caxias para os próximos dias e somada com a Maternidade de Santa Cruz da Serra que também deve ser inaugurada em breve podem oferecer centenas de novos leitos.

Outra obra atrasada é o Hospital de Campanha de Saracuruna que é de responsabilidade do Governo do estado e vem sendo tocada pela organização social, IABAS, que é citada em investigações sobre desvio de verbas públicas da saúde estadual. A Prefeitura de Duque de Caxias ainda não divulgou data para a inauguração de nenhuma das unidades acima citadas, já a OS, IABAS, adiou a data de inauguração novamente e agora promete entregar o hospital de campanha de Saracuruna no dia 26 deste mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.