Informação do 1° ao 4° distrito.

Servidores de Duque de Caxias sofrem com atrasos de salários em meio a pandemia

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura já estão a dois meses sem receber salários.

Os servidores da Prefeitura de Duque de Caxias estão sofrendo para receber seus salários em meio a pandemia do coronavírus, os atrasos que se arrastam desde o meio da gestão Alexandre Cardoso vem se acentuando, segundo a Prefeitura por uma queda de arrecadação por conta dos impactos econômicos causados pelo isolamento.

Se por um lado é perceptível que houve queda na arrecadação municipal, também é inegável que esse é o momento em que os servidores, sobretudo os inativos que em sua maioria fazem parte do grupo de risco mais precisam da ajuda do poder público, principalmente porque salários em dias não é um favor e sim um direito.

Salários atrasados já são rotina em Duque de Caxias

Segundo os servidores da cidade de Duque de Caxias, receber salários atrasados não é uma novidade na cidade, desde o meado de 2015, os servidores começaram a ter seus proventos parcelados, com a vitória do Prefeito Washington Reis foi prometido a normalização dos pagamentos que até hoje não se tornou realidade.

Enquanto as promessas não saem do papel, estima-se que hoje cerca de 1060 servidores da ativa estão com salários atrasados, já para os servidores inativos e pensionistas a situação é ainda mais delicada já que até hoje não receberam e não há previsão de quando irão receber os salários de Fevereiro e de Março, totalizando assim dois meses sem pagamentos.

Descaso vem trazendo dificuldades e destruindo vidas

A situação dos salários nos traz mais comoção quando ganha rostos, entrevistamos uma servidora aposentada da educação municipal que preferiu não ser identificada que está a dois meses vivendo de doação de alimentos de amigos e familiares, ela também informou que não vem conseguindo pegar seus medicamentos de uso contínuo na rede municipal e conta mensalmente com a colaboração de amigos da Igreja Santo Antônio para obter os medicamentos gratuitamente.

Outra situação alarmante é o número de servidores da ativa e da inativa que obteram distúrbios psicológicos nos últimos anos por conta dos atrasos de salários, muitos moram de aluguel, são pais de família e enlouquecem ao ver as contas para pagar, os filhos pedir um biscoito e não ter dinheiro para comprar, alguns já chegaram a cometer suicídio por conta do descaso do poder público para com os profissionais.

Até o fechamento desta matéria não conseguimos uma resposta da Prefeitura de Duque de Caxias, em respeito ao pagamento dos salários. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.