Informação do 1° ao 4° distrito.

Nas unidades de saúde municipais faltam medicamentos e sobram reclamações

Pacientes reclamam que algumas especialidades só tem agenda para Agosto ou Setembro de 2020.

Agendar consultas de especialidades médicas através da central de agendamentos do município tem sido um martírio para a população que precisa iniciar um tratamento com os especialistas.

Segundo a dona Maria Alves, 71 anos, moradora da Vila São Luís, que está buscando uma consulta com um endocrinologista com urgência, seu tratamento terá que ficar para o ano novo, isso porque ao entrar em contato com a central de agendamentos de consultas da Prefeitura, a mesma foi informada que a agenda para novas consultas com endocrinologistas para a Policlínica Duque de Caxias só reabrirá em Agosto de 2020.

Já a jovem Sabrina Gonçalves, 21 anos, moradora do Corte 8, foi informada que só conseguirá marcar um especialista para o seu filho Bryan, de 7 anos, a partir de Setembro de 2020, pois segundo a atendente da Central de atendimento não há vagas para atendimento infantil antes dessa data.

Na manhã de ontem (07/11) estivemos na Policlínica Duque de Caxias e conversamos com alguns pacientes que saíam da unidade, e pudemos constatar que a farmácia da unidade estava sem medicamentos.

O senhor João de Freitas, 56 anos, morador do Pilar, disse que não encontrou nenhum dos 7  medicamentos de uso contínuo que ele sempre pega na farmácia da unidade, “não sei como vou fazer para comprar esses medicamentos, nas farmácias vou gastar cerca de R$ 200 (duzentos reais) para comprar todos eles, se eu gastar esse dinheiro com medicamentos, ficarei sem dinheiro para comprar mistura (comida), ou mesmo pagar meu aluguel” disse ele para nossa equipe.

O que diz a Prefeitura de Duque de Caxias

Procuramos a Prefeitura de Duque de Caxias que através de nota informou que não procede a informação de que as consultas para a Policlínica Duque de Caxias, através da Central de Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias (SMSDC), estejam sendo feitas para o ano de 2020. A SMSDC esclarece que as marcações para Policlínica Duque de Caxias estão sendo agendadas, dependendo das especialidades pretendidas, para no máximo dezembro de 2019, ou seja, para o prazo de até um mês.

Sobre a falta de medicação disponível na farmácia da unidade, a SMSDC informa que as medicações padrões a disposição dos pacientes, estão sendo distribuídas normalmente, mas destaca que mediante a grande demanda de procura, pode ocorrer a falta de alguns remédios, mas que os mesmos esclarece que a reposição é sempre realizada, através da Farmácia Central da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.