Mais de 600 mil pessoas ainda não realizaram o cadastro biométrico
A maioria das pessoas são de São João de Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Faltando pouco menos de 1 mês para o fim do prazo para o cadastramento obrigatório das digitais junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 600 mil pessoas ainda não realizaram o procedimento. O cadastramento biométrico é obrigatório em 35 municípios do Rio, mas, em sete, o prazo já acabou.
A biometria é a tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica. Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica.
Quem não fizer o cadastramento biométrico obrigatório sofre uma série de sanções como ficar impossibilitado de ocupar cargo público, assinar carteira de trabalho além de ter o cpf suspenso e ainda receber uma multa. É possível verificar no site do TRE se o órgão já tem seus dados biométricos ou se você terá que fazer o cadastro, isso porque um acordo entre o departamento de identificação civil do Detran / RJ e o TRE/RJ permitiram o uso de algumas digitais.
O agendamento também deve ser feito no site do TRE, segundo o órgão todas as Quintas são liberados novos horários para realização do agendamento do cadastro biométrico. Confira abaixo as cidades onde o cadastro biométrico é obrigatório até o dia 01 de Dezembro de 2019:
- Arraial do Cabo
- Bom Jesus do Itabapoana
- Carapebus
- Cardoso Moreira
- Comendador Levy Gasparian
- Cordeiro
- Duque de Caxias
- Iguaba Grande
- Italva
- Itaocara
- Lage do muriaé
- Macuco
- Magé
- Mendes
- Miracema
- Natividade
- Porciúncula
- Porto Real
- Quatis
- Quissamá
- Rio Claro
- Santa Maria Madalena
- São Fidelis
- São João de Meriti
- São José do Vale do Rio Preto
- Silva Jardim
- Varre e Sai
- Vassouras