Informação do 1° ao 4° distrito.

Servidores da educação de Duque de Caxias fazem manifestações e greve de 24h

Com salários atrasados, servidores fizeram manifestações nesta Quarta (30/10).

Os servidores da educação de Duque de Caxias fizeram no dia de hoje (30/10) , dois atos pedindo a normalização do pagamento dos seus salários.

O primeiro ato aconteceu em frente à Câmara Municipal de Duque de Caxias, o outro correu em frente a sede do Tribunal de contas do Estado (TCE-RJ) na cidade do Rio de Janeiro.

As manifestações estão sendo organizadas pelo Sindicato Estadual dos profissionais da educação (SEPE-RJ) e reinvindica além da regularização dos salários do servidores, que o TCE faça uma auditoria no sistema de previdência de Duque de Caxias.

Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ)

A presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marianna Montebello, chegou a marcar no dia 8 de outubro uma reunião com o Sepe-RJ para tratar do assunto, mas a reunião foi desmarcada na véspera. A assessoria do TCE/RJ justificou que “o solicitante da agenda deve apresentar previamente a pauta da reunião e a relação com os nomes das pessoas que comparecerão ao encontro, fato que não aconteceu na oportunidade anterior, o que gerou o cancelamento da agenda”, afirmou a nota. O Tribunal esclareceu que a agenda da presidente está aberta para receber os representantes do sindicato, caso queiram remarcar o encontro.

O órgão também disse que, desde o julgamento das contas de Duque de Caxias de 2017, já vem apontando o déficit previdenciário, e que o mesmo problema está sendo observado nas contas de 2018, que ainda serão analisadas pelo plenário do Tribunal.

“Sobre eventuais auditorias, o órgão informa que realiza uma apuração no sistema previdenciário de todos os municípios fluminenses, no entanto, a auditoria encontra-se em fase de instrução”

O que diz a Prefeitura de Duque de Caxias

A assessoria da prefeitura de Caxias informou que fez o pagamento da folha de setembro para 84% dos profissionais ativos e que o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Duque de Caxias (IPMDC) vai fazer, nos próximos dias, o pagamento da folha de setembro, mas não especificou a data.

“Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2017, o prefeito Washington Reis vem fazendo um grande esforço orçamentário para colocar todas as contas da prefeitura em dia, acertando prioritariamente as dívidas com o funcionalismo. Assim, apesar de todas as dificuldades, já foram pagas as quatro folhas em atraso da antiga gestão, além das folhas referentes à atual administração. No momento, a Prefeitura está pagando a 39ª folha
salarial em 34 meses de trabalho”, afirmou a nota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.